quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O GAROTO DA BICICLETA

Então...
Ontem, em meu último diazinho de recesso (sniff...), fomos, uma amiga e eu, conhecer o novo cinema (ESPAÇO ITAÚ) do CasaPark!!!
E as salas são muito boas mesmo!!!
Mas o melhor é que tem uma proposta bastante parecida a do finado CINE ACADEMIA, que era o espaço mais cult da cidade (oh, saudade... Ainda não me conformo com o fechamento...), com exibição, em sua maioria, de filmes de arte.
;)
E, nessa perspectiva, assistimos ao drama O GAROTO DA BICICLETA, dos irmãos belgas, Jean-Pierre e Luc Dardenne, que eu estava querendo conferir desde 9 de dezembro, quando as salas foram inauguradas!!!
E VALEU SUUUUUUUUUPER A PENA!!!!
"Samantha (Cécile de France) é uma cabeleireira solteira cujo destino cruza-se por acaso com o do menino Cyril (Thomas Doret), de 11 anos. Quando ele entra no consultório médico em que ela se encontra e agarra-se a ela para não ser levado de volta ao orfanato, ele fracassa, naturalmente. Mas o abraço, um verdadeiro pedido de socorro, plantou a semente de uma irresistível curiosidade em Samantha. O pai de Cyril (Jérémie Renier, de "A criança") pura e simplesmente o abandonou no orfanato, prometendo voltar em um mês. Mas desapareceu sem deixar pistas. No momento em que Cyril encontra Samantha, está no auge do desespero. Não consegue acreditar que o pai simplesmente o tenha deixado para trás sem nenhuma palavra. Nem que tenha vendido até sua bicicleta, como descobre depois. Recomprando a bicicleta do novo dono, Samantha tem sua primeira intervenção na vida de Cyril, devolvendo-lhe a primeira parte de sua identidade radicalmente fraturada pela rejeição. Quando o menino lhe pede que venha buscá-lo no orfanato nos fins de semana, mesmo sem entender direito porquê, ela aceita."
MARAVILHOSAMENTE COMOVENTE!!!
E o principal:
SEM SER PIEGAS!!!!
*
UPDATE em 19/01/12 -
crítica de ISABELA BOSCOV, colunista da VEJA: