segunda-feira, 13 de junho de 2016

"ELE ESTÁ DE VOLTA" e "A ONDA" - OU: SOBRE A PERIGOSÍSSIMA TENDÊNCIA DO SER HUMANO EM TORNAR-SE MASSA DE MANOBRA


Eu não sou muito chegada em comédias, e isso não é novidade para ninguém.
Mas, na semana passada, encarei o ELE ESTÁ DE VOLTA, filme adaptado do romance satírico homônimo, do escritor alemão Timur Vermes, cuja sinopse você pode conferir AQUI.

E....
A-D-O-R-E-I!
Minha avaliação pessoal:
⭐⭐⭐⭐⭐
Trailer:

Então... Estudo o nazismo - e, especificamente, a doentia personalidade do Hitler e sua maléfica e absurda capacidade de persuasão - há muitos anos. Por isso, qualquer coisa que tenha a ver com o tema, direta ou indiretamente, me interessa. E foi nessa perspectiva que assisti a este filme, embora, no início, admito, sem "botar muita fé" em que pudesse extrair algo de relevante. Mas me surpreendi, muito positivamente, com a maneira como tudo foi construído. Não posso dizer o quão fiel o filme foi ao livro porque não o li, mas a película é meeeeeeeeeeeesmo bem interessante! 

É classificado como comédia? Sim. Há cenas hilárias. Mas o que me ganhou não foi o tom cômico da obra nem - tampouco - as atuações em si: foi a crítica feroz sobre o quão suscetíveis somos, todos nós, em maior ou menor escala, de nos tornarmos reféns de discursos absurdos, que começam com uma aparente "brincadeira de mal gosto", e que, aos poucos, transformam-se em verdades absolutas que passam a ser reproduzidas por milhares de pessoas, numa verdadeira (e altamente perigosa) histeria coletiva.

Eu poderia enumerar várias reflexões que consegui extrair do filme, mas não irei fazê-lo, para não estragar a surpresa! Mas recomendo, fortemente, que o assistam!!!! E corram, que ele está disponível no catálogo da NETFLIX!

Ah, e aproveitando o ensejo, também na Netflix, vocês poderão encontrar outro filme, nessa mesma pegada crítica, que, igualmente, suuuuuuuuuuuuper recomendo, que é o A ONDA, inspirado em fatos reais ocorridos em 1967, numa escola secundária da Califórnia, em que um professor resolve fazer um "experimento de autocracia" com seus alunos:

Cliquem AQUI para lerem uma crítica bastante interessante.
Mas, cuidado! Há spoilers!!!!

Minha avaliação pessoal:
⭐⭐⭐⭐⭐
Trailer: