quarta-feira, 19 de outubro de 2016

CONFISSÕES DO CREMATÓRIO - Caitlin Doughty

"UM LIVRO PARA QUEM PLANEJA MORRER UM DIA"
lemos bem no alto da capa.


Digamos que planejar não seja o termo mais adequado, 
mas, já que não há jeito, 
é melhor viver "de bem" com a velha senhora, né?



Enfim... Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa:

QUE LIVRO ESPETACULAR!!!!!
Um verdadeiro bálsamo após o tal do Paddy Clarke!

Porque, como dito na contracapa:
"A morte é a única certeza da vida. Então, por que evitamos tanto falar sobre ela? Morrer é inevitável, sentimos muito. Mas, pelo menos, como descobriu Caitlin Doughty, ficar a sete palmos do chão é uma opção. Ainda jovem, Caitlin conseguiu um emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida, e a necessidade de dividir suas experiências transformaram a agente funerária em uma escritora e youtuber muito peculiar. O resultado é um livro surpreendente, repleto de memórias sinceras, hilariantes e transformadoras."

Sim, todas as histórias contadas são VERÍDICAS 
e todos os personagens absolutamente REAIS
E, apesar de alguns trechos serem, como dito acima, realmente hilários, não pense que a obra se resume a isso. Muito pelo contrário. No decorrer da leitura, vamos descobrindo o amadurecimento da autora ao confrontar os seus medos mais profundos. 

Resumindo: através do mistério da morte, 
ela se reconcilia com a vida. 

Um livro fantástico, que eu só não li de uma sentada, porque tive compromissos que me impediram. Um material que me fez olhar, com seriedade, entre outras, para como a morte é encarada nos dias de hoje, transformando-se, muitas vezes, num (hediondo) nicho comercial, que explora o ser humano no seu momento de dor mais dilacerante, que é o da perda de um ente querido...

E, em última análise, um texto que me fez refletir fortemente sobre a finitude.
A minha finitude.

Minha avaliação pessoal:
⭐⭐⭐⭐
SUUUUUUUUUUUUPER RECOMENDADO!!!!

Ah, e a DarkSide, como sempre, arrasou na apresentação!!!! 
Olhem isso, meu povo:



É muita lindeza!!!!!

MAAAAAAAAAAAAAAAS....
(sempre tem um "mas"!)

Alguns pontos precisam ficar claros:

a) se você não tem estômago forte, não chegue nem perto dele. Aviso de AMIGA! E, mesmo tendo estômago forte, não invente de fazer um lanchinho durante a leitura, que, páááááá!, do nada, a autora vem com um relato CHEIO DE DETALHES do que acontece num crematório, do estado dos corpos y otras cositas más... E, acredite, a coisa fica bem punk em alguns momentos.

b) e, se você está procurando algo que te remeta a questões religiosas que expliquem o "pós-morte", ou, por exemplo, ao porquê de os cristãos priorizarem o sepultamento em vez da cremação, não é neste livro que você deve buscar, ok? A autora, embora faça algumas observações super interessantes sobre rituais funerários de diversos países (e o sentido transcendental dos mesmos), não aborda em profundidade, em momento algum, esse tipo de questão.

Considerações feitas, fica o convite:
SE JOGAAAAAAAAAAA!!!!

*Todas as imagens deste post foram obtidas na internet.